top of page

Implante Dentário

As pessoas que perderam vários elementos dentários por diversas razões como cáries, patologias da gengiva ou, ainda, traumas pode ser beneficiada por uma solução que é o implante dentário, tendo como função devolver um sorriso estético bem natural com as funções mastigatórias adequadas e equilibradas.

As próteses ou implantes dentários são capazes de transformar os sorrisos fazendo com que possa ser devolvido a autoestima e bem-estar para aqueles que prezam por um sorriso bonito e saudável.

Estes elementos se destacam como um modo artificial de substituir os dentes naturais perdidos, sendo aplicada técnicas diferenciadas e materiais específicos que não prejudicam a saúde bucal, sendo assim o indivíduo terá a certeza de que todos os dentes se pareçam aos originais da arcada dentária.

implantes-Copia.jpeg

Como Funciona?

 O implante funciona como um substituto da(s) raiz(es) dental perdida, e sua integração ao osso permite que ele suporte forças mastigatórias elevadas e constantes ao longo do tempo, não comprometendo sua estabilidade. Sobre esses dispositivos são posicionadas coroas dentais, de forma semelhante as coroas sobre raízes de dentes naturais. Também podem ser usados como pilares em pontes fixas, nos casos de múltiplas ausências em algum região do arco.

implante-dentario-quanto-custa-3.jpeg

PRÓTESE TOTAL

Em casos de ausências de todos os dentes no arco pode-se lançar mão de uma prótese total sobre implantes, que recebe o nome de Protocolo. Esse tipo de prótese tem a enorme vantagem de possuir grande estabilidade, pois a retenção da prótese não é feita pela mucosa e sim pelo encaixe diretamente aos implantes. Também evita o atrofiamento ósseo em todo o rebordo alveolar, e deste modo a prótese não possui a inconveniente desadaptação ao longo dos anos por causa da perda de estrutura óssea.

Qual a taxa de sucesso dos implantes?

Estudos mostram que a taxa de sucesso do implante nos casos planejados corretamente e bem executados é acima de 95%. É um procedimento muito seguro e com excelentes resultados, porém deve-se tomar os mesmos cuidados de limpeza em relação aos dentes naturais, pois fatores de retenção de placa bacteriana e uma má higienização ao longo dos anos também podem levar a perda dos implantes por doenças periodontais. È o que conhecemos como Perimplantite.

Dói muito a cirurgia de implante?

Toda cirurgia de implante é feita sob anestesia local, e é indolor. O pós-operatório geralmente é tranquilo, sendo facilmente conduzido com uso de antiinflamatórios e analgésicos, além de cuidados locais.

Qual o tempo de tratamento?

O procedimento cirúrgico é rápido, podendo demorar de 1 a 2 horas em média. Após a colocação do parafuso, dependendo da região e das condições ósseas, a coroa protética provisória pode ser colocada imediatamente após a cirurgia e por isso recebe o nome de Implante de Carga Imediata. Após esse procedimento cirúrgico, é necessário esperar um período de 3 a 6 meses para que ocorra a osteointegração, e só então a prótese definitiva poderá ser colocada sobre o implante.

Quais as vantagens de se ter um implante?

• A carga mastigatória são aplicadas diretamente no implante, e dissipadas pelo osso. Isso evita a pressão exercida sobre os dentes adjacentes e tecidos moles nos casos reabilitados sem implante.
• O implante evita o desgaste de dentes saudáveis, como nos casos de pontes fixas.
• Quando um dente é perdido, o osso de suporte entra num processo de reabsorção que se prolonga ao longo dos anos, provocando perda de altura de osso e gengiva. A única reabilitação que evita a reabsorção óssea é o implante.
• As próteses totais e parciais sobre implante não possuem deslocamento na mucosa, evitando traumas e desconforto ao mastigar, melhorando a oclusão e maior confiança ao falar e sorrir.
• O implante é um material biocompatível aos tecidos orais, por isso não provoca processos alérgicos.

bottom of page